Santa Catarina passa a contar com 221 novos titulares de cartórios extrajudiciais, o que corresponde a um terço das unidades do Estado, presentes em todos os municípios. Os delegatários foram empossados em solenidade no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) nesta quarta-feira (23/4), após a audiência de seleção da serventia na qual irão atuar, seguindo critérios previamente estabelecidos, realizada no dia anterior, também em evento na sede do Poder Judiciário Todos foram selecionados por concurso público.
“Há alguns anos o Estado já conta com delegatários concursados em todos os cartórios. E esse é um momento histórico, no qual suprimos uma lacuna de algum tempo, em razão dos trâmites normais para a realização de um certame e também de uma demanda que restou reprimida pela pandemia da Covid-19”, comemora o presidente da Anoreg/SC, Otávio Margarida, que recepcionou os novos colegas em conjunto com representantes do TJSC.
Um grandioso evento de boas-vindas marcou a recepção aos novos titulares, conduzido pelo presidente do TJSC, Francisco Oliveira Neto, pelo 1º vice-presidente, Cid Goulart, pelo presidente do Fundo de Reaparelhamento do Judiciário (FRJ), Rubens Schulz, pelo presidente da Anoreg/SC, Otávio Margarida, e demais representantes do Judiciário e das entidades que representam as diferentes especialidades dos cartórios.
Foi também um momento único para uma verdadeira imersão na estrutura da atividade notarial e registral, regulada pela Corregedoria-Geral do Foro Extrajudicial, e também para conhecer melhor o suporte oferecido, benefícios e como atuam as diferentes entidades que representam as especialidades dos cartórios. Foram apresentados aos novos titulares a @anoreg_sc, CORI/SC, CNB/SC, IEPTB/SC, ARPEN/SC e SINOREG/SC.
O certame atual foi iniciado em julho de 2020 pelo Edital n. 5/2020 e contou com seis etapas que consumiram 45 meses, incluídas duas paralisações impostas pelo período de emergência sanitária. A comissão de concurso esteve sob a presidência atual do desembargador Cid Goulart, e de outros três desembargadores, todos antecessores: Volnei Tomazini, Altamiro de Oliveira e Getúlio Correa. Ainda este ano deve ser finalizado mais um concurso para preenchimento de mais 40 vagas nas serventias. Com o processo atual finalizado, 85% dos cartórios do Estado têm titulares, enquanto os demais contam com substitutos na função.
Crédito fotos: Jaison James e TJSC
Momento histórico: Anoreg/SC recepciona 221 novos delegatários em cartórios do Estado
24
abr