Sem categoria

Live promovida pela Anoreg/SC compartilha iniciativas de Gestão da Qualidade implementadas nos cartórios catarinenses

9040264

Compartilhar as iniciativas já implantadas por serventias do estado nesta área e as ferramentas que a Anoreg Brasil está disponibilizando para a implementação de sistemas de qualidade em processos de gestão e governança de cartórios de qualquer porte. Este foi o objetivo da Anoreg/SC (Associação dos Notários e Registradores do Estado de Santa Catarina) com a Live que promoveu nesta quinta-feira, 01 de julho.

O mediador foi o atual presidente da Anoreg/SC, Renato Martins, e os debatedores foram Dr Rafael Maas dos Anjos (Juiz-Corregedor do TJ), Bianca Castellar de Faria (Registro de Imóveis de Joinville), Otávio Margarida (Tabelionato de Notas, Títulos e Protestos de Palhoça), Marcos R. Martin (Registro Civil, de Títulos e Documentos de Videira) e a Diretora da TXAI Desenvolvimento, Denise da Cruz.

As inovações e iniciativas na área da qualidade foram valiosas para que os cartórios catarinenses pudessem manter o atendimento integral e de qualidade aos cidadãos, sem interrupção de serviços neste período de pandemia da Covid-19. As serventias catarinenses foram pioneiras no oferecimento de soluções virtuais no início da pandemia justamente pela organização de processos que o investimento em gestão da qualidade proporciona. “Santa Catarina foi o primeiro estado brasileiro a oferecer tecnologia para a continuidade dos serviços dos cartórios mesmo em períodos de fechamento total e isso é pleno resultado do investimento que fazemos há anos em gestão de qualidade”, destaca Renato Martins, presidente da Anoreg/SC.

Primordiais para o giro da roda da economia e para a garantia de cidadania e de segurança jurídica da população, as serventias catarinenses vêm colhendo bons frutos deste investimento, com ganhos finais para a sociedade: prazos menores, maior eficiência, mais facilidades e serviços.

Santa Catarinense foi o quinto estado em número de participantes e o estado que mais recebeu troféus no PQTA 2020 – Prêmio de Qualidade Total da Anoreg/BR, que recebeu inscrições de 136 serventias de 20 estados brasileiros. Foram 24 prêmios para o nosso estado, refletindo uma melhoria crescente. Totalmente isenta, a premiação passa por uma completa auditoria independente que atesta de forma efetiva a qualidade dos serviços oferecidos, avaliando requisitos de excelência e qualidade na gestão organizacional e no atendimento aos usuários. “Sem investir em gestão não tem como entregar eficiência, agilidade e segurança jurídica”, fala Denise da Cruz, Diretora da TXAI Desenvolvimento.

“Independentemente do tamanho do cartório, as ferramentas de gestão da qualidade permitem uma evolução gradativa e contínua na busca da gestão de qualidade nos serviços oferecidos”, destaca Otávio Margarida, do Tabelionato de Notas, Títulos e Protestos de Palhoça. “Gestão da Qualidade é um conceito que independe de investimento, e sim em acreditar na organização dos processos e nas suas atribuições no dia a dia. O grande valor do PQTA não é o resultado do prêmio em si, mas sim como que se chega àquela participação, nível de valorização e capacitação da equipe e prestação de serviço”, ressalta Bianca Castellar de Faria, do Registro de Imóveis de Joinville. “Não é necessário ter luxo, mas sim identificar as necessidades dos nossos usuários para que o serviço possa ser ofertado com qualidade. Centralizar o conhecimento, investir no gerenciamento da informação, em sistemas que facilitam os processos e no treinamento da equipe traz um retorno positivo tanto para as serventias quanto para a sociedade”, orienta Marcos R. Martin, do Registro Civil, de Títulos e Documentos de Videira. “Cumprir o nosso propósito com excelência é ajudar a população com as suas demandas e ir além, conquistando a admiração da sociedade”, finaliza o presidente da Anoreg/SC, Renato Martins.

Ao longo do mês de julho, a Anoreg/SC irá compartilhar importantes informações sobre as ferramentas disponibilizadas pela Anoreg/BR para a implementação de sistemas de qualidade em processos de gestão e governança nas serventias catarinenses.