Sem categoria

Santa Catarina tem três cartórios entre os melhores do Brasil

10387417

A qualidade dos cartórios catarinenses, com investimentos em agilidade nos serviços, digitalização e sustentabilidade, ficou evidenciada no Ranking Nacional da Qualidade Notarial e Registral com os melhores cartórios brasileiros de 2022, promovido pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR). Santa Catarina tem três representantes nas primeiras posições. 

Estão empatados em primeiro lugar, o 1o Ofício de Registro de Imóveis de Joinville e o 1o Tabelionato de Notas e Protesto de Palhoça, ao lado do 1o Ofício de Registro de Imóveis de Belo Horizonte (MG). Santa Catarina ainda garantiu o quarto lugar para 1o Tabelionato de Notas e Protestos de Títulos de Balneário Camboriú. O ranking traz 88 cartórios ocupando as 25 primeiras colocações, considerando empates.

O cartório de Joinville tem como atual titular Bianca Castellar de Faria, doutora em Ciências Jurídicas pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). O de Palhoça, Otávio Guilherme Margarida, e o do de Balneário Camboriú, Mariana Viegas Cunha, ambos especialistas em Direito Notarial e Registral pela Faculdade Artur Thomas – FAAT.

Essa é uma demonstração da qualidade do trabalho dos cartórios catarinenses. Ficamos muito felizes com o reconhecimento dos nossos colegas”, afirma o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Santa Catarina (Anoreg/SC), Renato Martins Silva.

A publicação anual tem o objetivo de reconhecer os serviços Notariais e de Registro de todo o país que atendam, de forma contínua, os requisitos de excelência e qualidade na gestão organizacional da serventia e na prestação de serviços aos usuários. Entraram no Ranking da Qualidade, os Cartórios que participaram do Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR (PQTA) nos últimos três anos, em qualquer uma de suas categorias, e que enviaram suas informações através de formulário amplamente divulgado pela Anoreg/BR pelos seus canais de comunicação.

A Anoreg/BR já possui ampla tradição no estímulo à Qualidade e à Gestão nos Cartórios brasileiros e esta iniciativa vem para incentivar ainda mais notários e registradores a se mobilizarem em prol de uma gestão profissional em suas unidades”, explica o presidente da Anoreg/BR, Cláudio Marçal Freire. Além do PQTA referente aos últimos três anos, a pontuação do Ranking Nacional da Qualidade Notarial e Registral é composta por requisitos relacionados ao cumprimento das Normas ABNT NBR 15906:2021 (Gestão Empresarial para Serviços Notariais e de Registro) e ISO 9001:2015 (Gestão de Qualidade).

Sobre os vencedores de SC:

1o Ofício de Registro de Imóveis de Joinville

Localizado no edifício Level Corporate, um espaço comercial com sustentabilidade certificada com o selo LEED “Leed Platinum”, o cartório conta com uma área de 692,90 m2, captação de energia solar, gerador de energia com autonomia de nove horas, eficiência térmica e acústica, captação de água pluvial e amplo estacionamento para Usuários e colaboradores. Como evidência do cuidado contínuo com os títulos apresentados, destaca-se a meta diária de entrega do título registrado no prazo de até três dias. 

1o Tabelionato de Notas e Protesto de Palhoça

Fundado em 27 de novembro de 1906, o cartório acompanhou o desenvolvimento e crescimento da cidade durante seus mais de 100 anos de existência e, durante essa trajetória, foi administrado por vários tabeliães designados, juízes e promotores, que mantiveram o serviço para a população até fevereiro de 2010, quando, por meio de concurso público realizado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, assumiu o atual titular, Otávio Guilherme Margarida.

1o Tabelionato de Notas e Protestos de Títulos de Balneário Camboriú

O cartório deu início às suas atividades em 1862, sob a titularidade de João Faustino do Nascimento, seguido de outros profissionais. Atualmente, a serventia é administrada por Mariana Viegas Cunha, que tomou posse em 30 de março de 2010, após ser aprovada em concurso público. O cartório conta com uma estrutura com área útil de 1150m2, 50 funcionários e um quadro amplo de serviços realizados. Também é pioneiro em inovações e tecnologia, sempre facilitando o atendimento aos usuários por meio de site, aplicativo, e-mails e WhatsApp.