As demandas por serviços on-line estão em alta em Santa Catarina. O tradicional serviço de reconhecimento de firma, por exemplo, que desde junho deste ano é oferecido de forma totalmente digital em qualquer cartório do país, vem ganhando adesão da população catarinense.
O reconhecimento de firma consiste em um procedimento que atesta a autoria da assinatura em um documento. O certificado é utilizado, por exemplo, na compra de imóveis e automóveis. O projeto de digitalização do serviço ganhou força em 2020, por conta da necessidade do isolamento social diante da pandemia de Covid-19.
“Além da praticidade para os clientes, a digitalização desse tipo de serviço, que é tão procurado nos cartórios de todo o estado, representa uma economia expressiva de papéis, o que contribui para a preservação do meio ambiente”, avalia o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Santa Catarina (Anoreg/SC), Renato Martins Silva.
A digitalização do reconhecimento é mais um serviço no processo de modernização dos cartórios brasileiros. Desde 2020, os processos de divórcios, testamentos, inventários e as procurações já são feitos de forma totalmente on-line no Brasil. E Santa Catarina acompanha a tendência.