O II VCAM – Seminário e Mostra de Pesquisas de Enfrentamento das Violências contra as Mulheres será realizado entre os dias 13 e 15 de outubro. Em sua segunda edição, o evento será virtual (on-line) e gratuito, com a temática “O papel do sistema de justiça na promoção da igualdade de gênero e das diversidades”. A primeira edição do evento foi realizada em 2019, no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).
O evento tem uma programação extensa ao longo dos três dias e conta com a participação de magistrados e servidores do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) e de especialistas na temática, além da realização de oficinas.
Especialista em teoria política feminista, a professora da Universidade de Brasília (UnB) Flavia Biroli ministra a palestra de abertura do evento, com o título “Gênero e Diversidades: o sistema de justiça como promotor da igualdade”.
No segundo dia (14), o seminário inicia com painéis que abordam temas relacionados. A fundadora e diretora executiva do Coletivo Di Jejê, Jaqueline Conceição, foi convidada para falar sobre “Racismo e Questões Étnico-Raciais”. Na sequência, a pesquisadora do Margens/UFSC e doutora em Direito, Política e Sociedade Grazielly Alessandra Baggenstoss apresenta o “Enfrentamento da homofobia/transfobia e os avanços na legislação brasileira”.
O terceiro (15) e último dia é especial, pois terá uma mesa-redonda com a participação do professor doutor Manuel Gaspar da Silva Lisboa, catedrático de Sociologia na Universidade Nova de Lisboa, em Portugal. Os participantes também têm a missão de elaborar a Carta de Florianópolis. O documento será submetido a aprovação em plenária que terá como facilitadoras a desembargadora Salete Silva Sommariva, titular da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) do TJSC, e a juíza de direito Naiara Brancher.
O II VCAM – Seminário e Mostra de Pesquisas de Enfrentamento das Violências contra as Mulheres tem a parceria do Poder Judiciário de Santa Catarina (Cevid e Academia Judicial), dos grupos de estudos Dispolítica e Margens da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Associação Catarinense de Assistentes Sociais do Poder Judiciário (ACASPJ), e o apoio da Associação dos Notários e Registradores de Santa Catarina (Anoreg/SC).