Sem categoria

Caravana Notarial em SC trouxe conhecimentos e tirou dúvidas dos tabeliães catarinenses sobre o e-Notariado

9616228

Na sexta-feira (18.03), Santa Catarina recebeu a primeira parada da Caravana Notarial. 

O evento contou com a presença do vice-presidente do CNB/SC, Ângelo Vargas, da presidente do CNB/CF Gisele Oliveira de Barros, e todo o time de especialistas nacionais do e-Notariado. A Caravana abordou módulos do e-Notariado, explicou questões sobre a Central Notarial de Autorização Digital – Cenad, tirou dúvidas dos ouvintes presentes, e muito mais.

O primeiro momento do evento teve inicio às 10h com abertura do vice-presidente do CNB/SC, Ângelo Vargas. “Para o Colégio Notarial de Santa Catarina é uma grande satisfação receber a Caravana, por ser o estado que esse projeto tem início, e, principalmente, por trazer ao nosso estado conhecimento, operabilidade do sistema e auxiliar todos os tabeliães catarinenses a como manusear a ferramenta do e-Notariado” disse o vice-presidente do CNB/SC “Cada vez mais essa ferramenta é um sistema de utilização da sociedade, e nossos cartórios precisam estar preparados para esse futuro do notariado”, finalizou.

A presidente do CNB/CF, Giselle de Oliveira Barros, também participou da abertura do evento e trouxe dados para a plateia visualizar o grande avanço que o e-Notariado teve em pouco tempo. Segundo os dados apresentados pela presidente, no mês de dezembro de 2020 o Brasil registrava a realização de mais de 3 mil atos online, em março de 2021 esse número estava perto de 12 mil, e em dezembro de 2021 o número passou 23 mil atos online. “É um crescimento que mostra o quanto avançamos, e que os cartórios devem estar preparados para essa mudança. Por isso estamos aqui hoje”, encerrou a presidente.

As Trilhas Notariais

Após a abertura deu-se início a primeira Trilha da Caravana, que contou com as falas do assessor jurídico do CNB/CF, Rafael Depieri, sobre aspectos jurídicos do Procimento n°100/200 e da realização de atos eletrônicos. Ele definiu o e-Notariado como o “futuro” e enfatizou sobre a relevância do Certificado Notarizado “é como se fosse a caneta para você assinar o documento digital”, explicou o assessor.

Em seguida o diretor de tecnologia do CNB/CF, Marcos de Paola, apresentou um passo a passo de como utilizar o e-Notariado, junto com a coordenadora do e-Notariado, Isabel Souza. Eles reforçaram a importância e credibilidade do Certificado, tornando o tabelião Autoridade Notarial.

No período da tarde, às 14h, foi aberto o ciclo de palestras com o consultor de tecnologia do CNB/CF, Renato Martini, que falou sobre as boas práticas da realização de atos online, e sobre o trabalho com o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

Depieri também discursou na parte de tarde abordando questões que envolvem a Central Notarial de Autorização Digital (Cenad), Autorização Eletrônica de Viagem (AEV), e o Reconhecimento de Firma por Autenticidade (TEC). Todos os atos foram repassados pelo diretor de tecnologia, Marcos de Paola, mostrando como executar cada um deles.

Ao final, foi aberto ao público para que tirassem suas dúvidas sobre o e-Notariado, com o time de especialistas e a presidente do CNB/CF.

O e-Notariado e os tabeliães de SC

“A plataforma digital (e-Notariado) ainda é muito nova e demanda tutorias, aulas e conhecimento nosso para conseguir trabalhar com a plataforma. Por isso, cursos e palestras que trouxe a Caravana Notarial são tão importantes para nós dos cartórios de notas”, afirmou a tabeliã de Barra Funda, Sandra Martinelli, que diz promover a plataforma para todos os tabeliães que ainda não conhecem ou que se mostram resistentes ao sistema.

A interventora no Cartório de Antônio Carlos, Natasha Torres, achou o evento produtivo, e importante para os cartórios de Santa Catarina. “Mostra o quanto estamos evoluindo, ao levar os atos para o digital, facilitando o dia a dia da sociedade”, opinou.