Por ser primordial para a modernização dos registros públicos, a tecnologia norteará os três dias de programação com a participação de autoridades do extrajudicial e do judiciário. Evento acontece dos dias 6 a 8 de novembro, em Maceió.
Está chegando o XII Congresso de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Brasil, considerado o maior evento nacional do segmento. Maceió, a capital alagoana, conhecida como o caribe brasileiro, será a sede do evento, que acontecerá nos dias 6, 7 e 8 de novembro, no Jatiúca Hotel & Resort.
Com a presença de autoridades do extrajudicial e do judiciário, além de possibilitar uma imersão esclarecedora sobre temáticas fundamentais e vivenciadas na rotina dos cartórios e de seus colaboradores, o congresso é um dos grandes marcos do calendário dos registradores por promover conhecimento, networking e estimular boas práticas em prol da sociedade, além do crescimento e fortalecimento dos registros públicos.
Os congressistas terão uma experiência única com três dias de programação rica e imersiva, que inclui atividades sociais e debates produtivos. A tecnologia aplicada aos serviços registrais será o cerne de importantes painéis, entre eles as novas funcionalidades da plataforma ON-RTDPJ, o impacto da utilização do Serp-Jud nos serviços extrajudiciais, a consolidação da propriedade fiduciária de bens móveis e a busca e apreensão. Este último tema tem, inclusive, um teste piloto na plataforma eletrônica dos cartórios de RTDPJ.
Outros temas importantes:
Entre os destaques do evento estão, ainda, explanações sobre o papel dos cartórios na força tarefa para a solução do caso Braskem, alterações do Código Civil e seus reflexos no RTDPJ,o registro dos créditos de carbono nos registros públicos, multipropriedade de bens móveis, além do papel da Corregedoria Nacional de Justiça para a implantação e regulamentação dos Operadores Nacionais do Sistema Eletrônico de Registros Públicos – SERP.
Em uma época em que já é uma realidade a consolidação digital para o aprimoramento dos serviços extrajudiciais, o estudo e a atualização constante dos registradores é fundamental para garantir integração dos processos, eficiência e celeridade aos serviços prestados, segundo explica o presidente do IRTDPJBrasil, Rainey Marinho. “A evolução do extrajudicial não se trata apenas de adotar novas tecnologias, mas de garantir que os cartórios estejam preparados para integrar os processos digitais de forma eficaz. A digitalização traz benefícios significativos, como a redução de prazos e a integração dos processos. No entanto, para que esses avanços sejam plenamente aproveitados, os registradores precisam estar em constante aprendizado sobre as novas ferramentas, procedimentos e atualizações dos serviços”.
Para Marinho, o congresso também trará uma colaboração entre os diferentes setores do extrajudicial. “Será uma oportunidade crucial para fomentar a colaboração e promover um diálogo que potencializa a troca de experiências e a aproximação de práticas inovadoras para a nossa classe”, disse.
Destaques de cada dia
DIA 6/11 – Quarta-feira
10h – 11:30h: Palestra de boas-vindas: Gestão empreendedora dos serviços notariais e registrais Convidada: Sônia Andrade, 1ª vice-presidente do IRTDPJBrasil. Inscrição gratuita (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScLmq4RFFLQYDBtmsqNf8rjDFNUDH_FTUsI_-cgI1DauaKXZg/viewform)